domingo, 17 de janeiro de 2016

Desafio: Preparar minha primeira Mandioca Frita! (ou Desafio da Mandioca Parte 1)

Mandioca Frita (ou Aipim Frito)
Tudo começou com uma visita (depois de 5 meses "dar as caras" por lá) ao nosso terreno em Paraty... O Dé, nosso caseiro, nem acreditou quando viu nosso carro se aproximando... Estava na maior empolgação, doido para mostrar o trabalho que havia feito nos últimos meses!

E a nossa surpresa foi grande!! Quando subimos a estradinha íngreme que dá acesso ao pequeno barracão de madeira, mal conseguimos ver o barracão! Uma plantação verde e densa havia surgido bem na sua frente! Chegando mais perto, me deu um frio na espinha...



 Imediatamente pensei: Meu Deus, será que ele plantou uns pezinhos de maconha no nosso terreno??

Olhei assustada para o Alexandre e ele riu... É mandioca, sua boba!! (mas que parece pé de maconha, parece... rs)

Embora o carro estivesse lotadíssimo (estávamos voltando para São Paulo após uma temporada de férias em Paraty), o caseiro não sossegou enquanto não encheu um saco de mandioca para levarmos (além de um outro saco de batata doce, uma abóbora gigante e duas pencas de banana prata, diretamente da grota de mata atlântica que fica na parte baixa do terreno!!).

Um único pé de mandioca rende tudo isso!!
E assim começou a Semana da Mandioca nos Desafios Gastronômicos: 5 dias, 5 receitas com mandioca!! Praticamente uma "saudação a Mandioca", como propôs a nossa "brilhante" presidente da república recentemente!!

Por incrível que possa parecer, resolvi preparar, pela primeira vez, uma mandioca frita! Como diz a Rita Lobo, na sua campanha #desgourmetiza, o povo sabe fazer Risotto de Frutos do Mar mas não faz um arroz branco soltinho!! rs

E mesmo uma Mandioca Frita (ou Aipim Frito), aperitivo tão comum e tão apreciado nos botecos e restaurantes de todo o Brasil, tem suas técnicas e segredinhos para fazer!

Mandioca Frita (Aipim Frito)

6 porções


  • 1 kg de mandioca descascada e cortada em pedaços médios
  • sal a gosto
  • óleo para fritar
Para começar, encare a atividade de descascar a mandioca... Como as minhas mandiocas estavam fresquíssimas, a casca não estava dura e foi fácil tirá-la com um descascador de batatas.

Depois, cozinhe a mandioca em água salgada por uns 30 minutos (ou até estar macia mas sem desmanchar). Divida a mandioca em pedaços menores, tomando o cuidado de retirar uma fibra mais grossa e dura que fica bem no meio dela...


Aqueça uma frigideira de borda alta com bastante óleo. Coloque os pedaços de mandioca sem nenhum ficar sobre o outro. Deixe fritar bem de um lado e quando estiver dourado, vire para fritar por igual.

Escorra em papel toalha e tempere com sal!


Chame os amigos, abra umas cervejas... Tá feito o seu Boteco em Casa!!

Bón Apetit!

Nenhum comentário:

Postar um comentário